Projeto Ai!!ÉS!! chega ao fim...

Avaliação Final do Projeto

O projecto Ai!!És!!, promovido pela CIJE, chegou ao seu término após 15 meses de financiamento por parte do IDT, no âmbito do Eixo da Reinserção. Segundo a avaliação final do projeto, esta permitiu compreender melhor a realidade e a necessidade de dinamização comunitária de iniciativas promotoras da reinserção. Os resultados foram bastante positivos. Segundo os indicadores finais, este projeto teve um nível de eficácia e eficiência forte no âmbito das atividades de projeto. No entanto, importa também referir outros indicadores que não sendo quantificáveis, são um impacto positivo do projeto, nomeadamente as: relações de amizade e de solidariedade estabelecidas, a “rede de agentes informais” criada, a melhor compreensão da realidade e os novos agentes de intervenção/sensibilização que voluntariamente se envolveram. Para além destes projetos ficou também disponível dois manuais de apoio a Workshops, nomeadamente o “Curso de Desenvolvimento Pessoal – Ai!!ÉS!! Eu Acredito e Tu? – Manual para Formadores” e o “Projeto Ativo de Sensibilização para Jovens No entanto”Tu Decides!” – Manual para Formadores”, ambos abertos a propostas de melhoria.

Outro dos aspetos relevantes, foram as Oportunidades identificadas Associadas à Reinserção Social, na melhoria e rentabilização de recursos e apoios locais:

  • Formação Profissional adequada às necessidades locais e ao perfil do indivíduo;
  • Rentabilização de Programas através de uma rede de parceiros;
  • Pré-disposição de atores (agentes de intervenção) para momentos de partilha e para a criação de redes de partilha;
  • Serviços com respostas que necessitam de maior articulação;
  • Promoção do empreendedorismo;
  • Novas parcerias entre instituições.

Quem quiser conhecer o projecto e o curso poderá consultar o site do projecto http://actuareinserir.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem Somos

A C.I.JE nasceu no ano de 1866, fundada pelo comendador Guilhermino de Barros, Poeta Transmontano, devido à necessidade de Acolher crianças órfãs. A criação da instituição teve como meta não só a finalidade de assistência, mas também a educação e formação profissional, porque Guilhermino de Barros entendia que era preciso dar às crianças e jovens as condições necessárias para o desenvolvimento da vida afectiva e emocional, objectivo que continua presente nos dias de hoje. Actualmente a C.I.JE enfrenta novos desafios promovendo uma intervenção integrada, onde a cooperação e a co-responsabilização de toda a comunidade é fundamental. Com Inovação e Qualidade pretendemos ser um exemplo de Boas-Práticas no que fazemos, no que somos e no que ambicionamos… Faça parte da nossa missão, fale connosco.