Projecto Ai!!ÉS!! – Actuar e Inserir na Economia Solidária


No âmbito do PORI (Plano Operacional de Respostas Integradas) do território de Castelo Branco, foi aprovada uma candidatura ao “Eixo da Reinserção”, apresentada pela Casa da Infância e Juventude “CIJE” designada de Ai!!És!! – Actuar e Inserir na Economia Solidária.
O projecto apresenta-se como um mecanismo solidário de suporte à reinserção e prevenção da desinserção de 2 públicos específicos. Identificados: Um grupo de jovens do género feminino, com idades entre os 14 e 20 anos, acolhidas na entidade promotora do projecto, e que apresentam consumos psicoactivos e um outro grupo, na sua maioria do sexo masculino, que apresentam baixas qualificações, desemprego e dificuldades de inserção social.
O Ai!!ÉS!! simboliza, a acreditação das pessoas, enquanto agentes capazes de resolverem os seus problemas, de alterarem as suas atitudes e de se auto-projectarem no futuro. É um projecto que entende um mecanismo de empowerment, através da criação de uma rede de pessoas (cidadãos), de entidades (empresas) e de actores de mudanças ( públicos envolvidos). O Ai!!ÉS!!, pretende mobilizar o sector social, responsabilizar o sector privado e potenciar o sector publico no acesso ao emprego, e em casos de maior sucesso o empreendedorismo.
O Ai!!ÉS!! pretende ser um projecto de intervenção em duas dimensões, no indivíduo e na comunidade. No individuo, promovendo o acompanhamento individual psicossocial, através do desenvolvimento do plano individual de inserção, mediando e prevenindo conflitos e criando oportunidades. As acções de workshops pretendem valorizar o indivíduo, de modo a se auto-capacitarem para a sua reinserção. Deste modo contempla assim uma outra dimensão, a intervenção junto da comunidade.
Este projecto pretende sensibilizar, envolver e co-responsabilizar uma comunidade, tendo como objectivo final a criação de um mecanismo de sustentabilidade pós-financiamento. As acções de sensibilização, de encontros, de contactos bilaterais e de reuniões de trabalho são a estratégia de promoção para a criação de oportunidades de formação, de escolarização e de ocupação. Por outro lado a criação de redes é sustentada nas necessidades e capacidades individuais e nas oportunidades locais.
O Ai!!ÉS!! é um projecto numa lógica de investigação-acção, pelo que privilegiará uma intervenção e avaliação qualitativa, assente na criação e alteração de estratégias de acordo com o seu desenvolvimento.

Contactos:
António Neves (Técnico Responsável de Projecto): 272 001 050/962 789 740
Marco Domingues (Coordenação de Projecto): 272 341 127/917 970 214
Email: aiesreinsercao@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem Somos

A C.I.JE nasceu no ano de 1866, fundada pelo comendador Guilhermino de Barros, Poeta Transmontano, devido à necessidade de Acolher crianças órfãs. A criação da instituição teve como meta não só a finalidade de assistência, mas também a educação e formação profissional, porque Guilhermino de Barros entendia que era preciso dar às crianças e jovens as condições necessárias para o desenvolvimento da vida afectiva e emocional, objectivo que continua presente nos dias de hoje. Actualmente a C.I.JE enfrenta novos desafios promovendo uma intervenção integrada, onde a cooperação e a co-responsabilização de toda a comunidade é fundamental. Com Inovação e Qualidade pretendemos ser um exemplo de Boas-Práticas no que fazemos, no que somos e no que ambicionamos… Faça parte da nossa missão, fale connosco.